
ESTATES AT SPATIA COMPORTA é conceptualmente pensado como uma continuidade permanente entre a Arquitectura e o Ambiente Natural.
Inserido na paisagem mediterrânea, o projecto, composto por um Edifício Principal, Quartos de Hotel (Cabanas) e Vilas intervém de forma cirúrgica e respeitosa numa área de Pinheiros Mansos, Sobreiros e Pinheiros Bravos. Numa área de mais de 80ha os volumes edificados são implantados entre as árvores, tendo em vista a melhor exposição solar e a perfeita comunhão com a natureza.
O Projecto faz uma re-interpretação da arquitetura tradicional da região Alentejana e da Peninsula de Tróia, utilizando os volumes brancos com linhas limpas e rectas, vivendo de transições entre espaços interiores e pátios, telhados de colmo e alpendres que propiciam a sombra e o tempo para contemplar e sentir a envolvente natural.
As Vilas e Cabanas desenvolvem-se em dois modelos com 2 tipologias cada.
Uma Tipologia em planta rectangular continua, explora a subtração do volume branco maciço, com um jogo de três direcções de cobertura a identificar a Entrada da Vila, o Espaço Social e os Espaços Privados. No interior a transição entre os espaços faz-se da contenção há eternização da paisagem nas molduras envidraçadas.
A Outra Tipologia de planta em “L”, vive da memória na paisagem, na relação entre os volumes maciços brancos com a madeira e o colmo, onde os grandes espaços de sombra para contemplação da paisagem, são rematados pela piscina para onde conflui cada espaço. No interior este modelo vive da contenção nos espaços de transição e da surpresa dos tectos altos em cada Sala, Cozinha ou Quarto. Sempre numa procura de acolhimento, surpresa e oferecer tempo para usufruir da beleza natural.
SPATIA COMPORTA - ESTATES
CLIENTE EUROSUEZ RE
ARQUITECTURA EUROSUEZ RE
Colaboração:
Estudo Prévio, Licenciamento, Projecto de Execução, Compatibilização de Especialidades, Acompanhamento de Obra
ANO 2019/2025
LOCALIZAÇÃO Bicas, Comporta, Portugal
ESTADO Construído
ÁREA 21500 m2
FOTOGRAFIA Spatia Comporta











